IGREJA BATISTA EM SÃO PAULO
​
A Igreja Cristã reformada, vista como um ajuntamento de pessoas, foca suas atividades nos relacionamentos entre seus participantes em torno das revelações do Antigo e Novo testamento, encerrando sua compreensão neste último. Assim, desvincula-se das tradições religiosas construídas a partir da Igreja Romana desde o século 3 d.C. Suas instalações edificadas também se desvinculam das tradições arquitetônicas compreendidas em seu caráter simbólico e místico que se pode notar na historiografia desse tipo de programa. Neste caso trata-se de um complexo arquitetônico que é templo, ao mesmo tempo teatro, centro de eventos, centro de cultura, quadras esportivas (instaladas na cobertura sobre o auditório), caracterizando, enfim, um grande centro de convívio.
Além do programa específico para aqueles usos, acrescentou-se um edifício para organizações não governamentais cujas atividades sociais relacionadas ao contexto urbano circunvizinho – a favela de Vila Andrade – irá se desenvolver tendo a Igreja como mentora de suas ações.
A implantação possui dois aspectos fundamentais: criar proximidade entre o novo foyer e a área de convívio no edifício antigo, interligando estas áreas por um “sotto passagio” urbano e resultando numa percepção serial entre rua, foyer e vale (favela) de tal sorte que, também no sentido inverso, aquela comunidade instalada ao pé do morro, também possa integrar-se à Igreja o que, visualmente, se dá por grandes frestas laterais. Essas são resultantes do encaixe de um volume do púlpito sob um grande pórtico arquitetônico medindo 60m x 30m. Este pórtico, estruturado com um sistema misto, com apoios em empenas de concreto armado e, em cima, vigas “Vierandel”, recebe quatro quadras esportivas em sua cobertura e uma estrutura para um alambrado. Do lado oposto ao púlpito, um volume do mezanino do auditório, forma em continuidade com aquele (púlpito), a idéia da composição principal. Resultam 3500 lugares, número que entendemos máximo ao bom uso devido também à necessidade de estacionamento que neste caso se faz por meio de um grande conjunto de lajes para aproximadamente 1100 vagas. A plantas que se repetem relativas do edifício das instituições parceiras com átrio central reforçam o caráter institucional e transparente das atividades, diferenciando-o sobremaneira de um comum edifício de escritórios. Linguagem despojada utilizando concreto, aço e vidro, além dos brises do edifício de escritórios conferem um caráter contemporâneo ao conjunto e, também, reforçam novamente seu caráter especial, institucional. Estudo para Concurso fechado obteve a 2º. Lugar.
ANO: 2004
LOCAL: SÃO PAULO - MORUMBI / SP
ÁREA DO TERRENO: 8550m2
ÁREA: 42800m2
​
CONCEPÇÃO:
José Augusto Aly
Lucina Millen
EQUIPE:
André Camocardi
Marcelo Nagai
Anderson Habe
José Walter De A. Donzell.











