ESCOLA SENAI “Nami Jafet”
​
O projeto organiza-se por um grande eixo de circulação que corta o terreno no sentido OESTE – LESTE e outros eixos perpendiculares [NORTE-SUL] notáveis, a saber: o eixo de acesso de alunos e publico em geral, automóveis, bicicletas acessado pela Rua Otto Unger [ACESSO 1] e o eixo de acessos pela mesma via à LESTE [ACESSO 2]. Além desses há um eixo NORTE–SUL interno no bloco C passando por BLOCO C-AMPLIAÇÃO. O encontro desses transversais com o mencionado eixo OESTE – LESTE determinam nós importantes associados com sistemas de circulação vertical ou acessos aos principais blocos. Os dois acesso [1 e 2] serão dotados de portões automáticos com controle do usuário frequente conforme administração da Escola. O bicicletário será controlado pela portaria.
​
Entre os blocos A e B haverá uma passarela metálica – PASSARELA CENTRAL - com cobertura também metálica que os ligarão entre si e ao BLOCO DE CIRCULAÇÃO VERTICAL – BLOCOS A-B-C, BLOCO C e BLOCO D por meio do chamado BLOCO D-AMPLIAÇÃO configurando o eixo transversal OESTE-LESTE. Junto a ela foram projetadas circulações verticais [TORRE DE CIRCULAÇÃO VERTICAL BLOCOS A-B-C] por onde se faz a ligação do pavimento inferior ao pavimento intermediário. Haverá uma organização de lay out nas oficinas do bloco C de modo a que esse eixo se configure até chegar ao BLOCO D o que irá acarretar uma adaptação de níveis com pequenas rampas previstas que atendem as normas de acessibilidade NBR – 9050 [ABNT]. Ao chegar ao BLOCO D-AMPLIAÇÃO haverá a opção de mais um acesso ao pavimento superior do BLOCO C por meio de uma passarela constituída por vigas – vagão e uma escada vencendo tal desnível.
​
No BLOCO C, além dessa escada, estão previstas duas escadas metálicas em cada ala ligando o térreo com o pavimento superior e que garantem a fuga em caso emergencial conforme exigências legais definidas pelo corpo de bombeiros.
O BLOCO B será dotado de escada interna e elevador para 20 pessoas, além de escada externa para atender as necessidades de escoamento em caso de escoamentos emergenciais.
​
AUTOR:
ARQ. JOSÉ AUGUSTO ALY
ANO: 2013-2015
LOCAL: MOGI DAS CRUZES / SP
ÁREA: APROX. 4.489,5918 m2
EQUIPE:​
​
ARQUITETURA
Deni Dupta
Fernanda Hardt
Gabriel Cesar
Giselle Boacnin
Giuli Bello
João Antonio Lopes
Juliana Rosa
Lucas Takaoka [3d]
Mylena Maximo
Natalia Campos
William Castro Coelho
​
PAISAGISMO
Alexandre Freitas
​
INSTALAÇÕES
MBM
​
ESTRUTURA EM CONCRETO E METÁLICA
MAXFALCON
​
CLIMATIZAÇÃO
CLIMAPLAN
​
ORÇAMENTO
JMI














